Investir em franquia é bom negócio ?
Um dos setores da economia que mais tem crescido no País, as franquias estão entre as boas opções de negócio para quem tem pouca experiência ou deseja contar com suporte de uma empresa já consolidada. No ano passado, o setor registrou crescimento de 13%. Foram inauguradas 2.500 novas unidades. "Cada vez mais indústrias têm adotado as franquias como canal para chegar ao varejo. Grandes marcas como a Ambev têm aderido ao sistema", diz o diretor de marketing da Associação Brasileira de Franchising, André Firedherin. Para as indústrias, a vantagem é que as franquias criam um canal de distribuição fiel que segue aos padrões da marca. Para os franqueados, as vantagens são maior poder de compra, treinamento na operação do negócio, manual de manual de operação e suporte que vai desde a montagem da vitrine a campanhas de marketing.
O sistema de franquias como se conhece hoje surgiu nos Estados Unidos. Uma das empresas pioneiras foi a Singer que criou uma rede de distribuidores exclusivos, mas foi a partir dos anos 50 que o sistema se consolidou com a criação do que ainda hoje é uma das maiores franquias do mundo: a rede de lanchonetes McDonald. No Brasil, o sistema surgiu a partir dos anos 60, com a criação de redes de escolas de idiomas como o Yázigi. Nos anos 80 e 90, as franquias se espalharam por todo País. No ano passado, movimentaram mais de R$ 36 bilhões por ano em quase 60 mil pontos de venda.
Para a região Norte, os segmentos de franquia que mais têm crescido são os de alimento e vestuário. A adapção dos nortistas ao sistema, contudo, não foi fácil. Uma das maiores dificuldades eram as diferenças regionais. Os problemas maiores estavam no setor de vestuário. No Pará, era comum que casacos e roupas de lã invadissem vitrines em pleno mês de julho, ponto alto do nosso verão amazônico.
"No passado, havia bastante problemas em função das diferenças regionais. Hoje, os franqueadores já estão mais abertos às adaptações regionais e quando não é possível fazê-las, é melhor nem abrir a franquia em uma determinada região", diz Firedherin.
Outro problema que ainda persiste é a distância dos franqueadores. "Mais de 70% das sedes das franquias ficam no Sul e Sudeste e isso dificulta a supervisão e o treinamento. Por isso, os franqueadores têm optado por manter mais de uma unidade porque assim podem dividir os investimentos", diz.
Para quem está à procura de uma franquia, André recomenda que a escolha seja feita de acordo com o perfil profissional. "Não adianta abrir uma loja de fast food quando você não tem afinidades com a área de alimentos ou simplesmente não quer trabalhar no shopping ao sábado", diz.
Dedicação ao negócio é exigência essencial
Dedicação, identificação com o negócio e atenção na hora da escolha da franquia. Esses são os conselhos de quem passou pela experiência com sucesso. Para quem está dando os primeiros passos na área,a dica é ir primeiro em busca de informações, checar números, fazer simulações e ficar atento aos contratos.
Há nove anos, José Honda, trabalha em uma franquia de objeto de decoração e diz que para ter sucesso é preciso identificação com o produto, mas também noções de adminsitração. "É necessário buscar um segmento que lhe agrade, mas também ter consciência administrativa. Quem alia esses dois itens terá menos possibilidade de fracasso". A principal vantagem da franquia, diz ele, é que pelo sistema, o empresário já encontra o pacote pronto. "Com a franquia, a gente já tem o produto, o envólucro. Não temos que nos preocupar em criar nada", diz contando que em sua loja as vitrines são mudadas a cada 20 dias. "A mudança é nacional. Você pode encontrar a mesma marca e prdoutos num shopping do Rio de Janeiro ou em Belém. Isso cria uma identificação com o consumidor e um conforto porque ele passa a conhecer a marca".
Quando ainda fazia residência no Rio, o recém-formado médico Kemel Kalif se interessou por uma franquia do McDonald´s, mas na época não havia infra-estrtutura suficiente para trazer a maior rede de lanchonetes do mundo para Belém. Em 1997, Kalid participou de uma pré-seleção com outras 150 pessoas, acompanhou a rotina da empresa em Brasília e fez curso nos Estados Unidos até estar pronto para abrir a primeira loja na capital paraense em 1998. "Passei por todas as áreas da loja porque eles partem do princípio de que quem não sabe fazer não sabe ensinar e cobrar. Gostei do negócio e resolvi trazer a franquia porque sempre soube que Belém tinha estrutura para receber a rede".
Kalif cita entre as vantagens da franquia é que o empresário pode trablhar com uma marca sólida. "Os riscos do investimento são menores", diz recomendando, porém, dedicação total o negócio. "A franquia é um negócio como outro qualquer. É preciso estar à frente, trabalhar, arregaçar as mangas, caso contrário pode não dar certo. Não se deve esperar por um milagre".
Setor de alimentação
As franquias reúnem negócios em vários áreas e atraem empreendedores de todos os tamanhos. O suporte para gerenciar o negócio é apontado com uma das principais vantagens do sistema. Ente as áreas com mais destaque no mundo das franquias está o de alimentação que já possui 145 redes no Brasil e vem mantendo taxas de crescimento anual superiores a 10%. Em 2004, o aumento foi de 13% em relação ao ano anterior. Merecem destaque também os setores de informátiva, eletroeletrônicos e telefonia que registraram aumento de 30% no ano passado em relação a 2003. Outras áreas que estão crescendo são as de móveis e decorações e de turismo e intercâmbio.
A necessidade de capital para quem vai abrir uma franquia são muito variáveis. Há opções nas áreas de calçados e acessórios, cujo investimento pode ficar entre R$ 30 e R$ 330 mil dependendo da marca, do tamanho da loja e do local onde a franquia será instalada. Na área de alimentação, as opções vão desde cafés que exigem investimento de R$ 20 mil até as franquias mais caras, caso de uma loja MacDonald que pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Na área de beleza, saúde e produtos naturais também o volume de investimento exigido é bastante amplo. É possível montar uma franquia no setor com valores que vão de R$ 33 mil a R$ 1,5 milhão.
Para quem tem menos dinheiro para investir, há opções nas áras de comunicação, informátiva e eletroeltrônicos, material de construção e serviçcos que podem ser implantadas com investimento mínimo de R$ 25 mil. Uma das franquias mais baratas do mercado é da área de educação e treinamento: apenas R$ 3,2 mil.
PASSOS
--------------------------------------------
Para quem quer ser franqueado:
Para o investimento dar certo é nescessário identificação com o negócio e atenção na hora da escolha
Identifique os negócios que mais se adequam a seu perfil
Defina a região, cidade ou município onde pretende investir
Antes de escolher a franquia, faça uma seleção daquelas que mais têm a ver com seu perfil
Reúna o máximo possível de informações sobre as empresas selecionadas
Procure informações como a estrutrura das empresas, tempo que elas têm no mercado, número de franquias que já possuem
Peça detalhes sobre gestão do negócio, valores ncessários, taxas cobradas. Com esses números em mãos, faça simulações para ver se o negócio é vantajoso
Após vário anos de planejamento e estudo de mercado, várias unidades próprias abertas e grande procura por parte de nossos clientes e amigos, o Grupo MicroPRO, oferece a você a chance de ser dono de uma escola MicroPRO – Centro de Formação Profissional e PRO Idiomas - Inglês Profissional.A MicroPRO foi a 1ª empresa associada na ABF - Associação Brasileira de Franchising - na categoria Potencial Franqueador, demonstrando que está capacitada e preparada para trabalhar com franquias, além disso é 1ª empresa Franqueadora da cidade de Limeira, motivo de orgulho para a cidade.Se você sonha em ser dono de um negócio lucrativo e em constante crescimento, não perca esta oportunidade. Visite nosso site: www.micropro.com.br/franquias
0 Comments Received
Leave A Reply